FocoNews

Literatura infantil é tema da próxima Ação Sesc Literatura 

A programação se estende entre os dias 24 de abril e 04 de maio, com ações em Natal, Mossoró, Caicó e São Paulo do Potengi 

Após a realização da Semana da Poesia, o projeto Ação Sesc Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN), anuncia a programação da segunda edição deste ano, desta vez voltada prioritariamente para o público infantil. A Semana do Livro Infantil é um importante instrumento de incentivo à leitura, principalmente entre os mais jovens, e será realizada de 24 de abril e 04 de maio. A programação completa está disponível no portal sescrn.com.br. 

Serão diversas atividades em Natal, Mossoró, Caicó e São Paulo do Potengi, como oficinas, contação de histórias, espetáculos teatrais e debates sobre a educação através da literatura. Em Natal, um dos destaques da programação será a realizada no Parque das Dunas, no dia 30 de abril. A ação contará com narração de histórias pelo grupo Cordel Animado, a animação com personagens da Companhia Era Uma Vez, e o incentivo à campanha “Doe Um Livro”, em prol da Biblioteca Municipal de Várzea Grande. 

Em Mossoró, serão quatro dias de espetáculos teatrais inspirados na literatura, entre os dias 24 e 27 de abril. Um deles é a peça “Ê Rei!”, uma livre adaptação do cordel “Os Animais têm Razão” do Poeta Antônio Francisco, onde um ganancioso governante explora a natureza de forma descontrolada e irresponsável em prol apenas do seu próprio conforto, colocando em risco a vida das pessoas do vilarejo, porém um bobo da corte espertalhão, vendo que a situação não iria acabar bem, traça um plano para enganar o rei e fazê-lo mudar de ideia. 

No Sesc Seridó, em Caicó, a programação se estende para além do público infantil, trazendo debates nos dias 26 e 27 sobre o processo de construção do arte-educador através de uma proposta decolonial e de educação racial por meio da literatura infantil, com mediação da pedagoga e arte-educadora Catarina Calungueira. Em São Paulo do Potengi o foco será na narração de histórias, com ações tanto para prestigiar as contações de histórias dos convidados para a programação, quanto para ensinar as técnicas, com oficinas a partir do dia 25. 

Outro destaque da programação será o “troca-troca” de livros e gibis, realizado pela Biblioteca do Sesc Rio Branco, em Natal. Os interessados devem comparecer a unidade nos dias 16 e 17 de abril para realizar a entrega dos livros que desejam trocar, recebendo um “vale-livro” para cada obra. Os exemplares serão submetidos à uma análise técnica da condição física e, nos dias 03 e 04 de maio, os participantes poderão escolher qual livro levará para casa, mediante apresentação dos “vale-livros”. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no portal sescrn.com.br. 

Serviço: 

O que: Ação Sesc Literatura – Semana do Livro Infantil  
Quando: 24 de abril a 04 de maio 
Onde: Natal, Mossoró, Caicó e São Paulo do Potengi 
Programação completa e outras informações: sescrn.com.br 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *